Marketing Digital

Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais.

E, com a internet a cada dia mais presente na vida de todos, o Marketing On Line trabalha com as principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.

Aqui você vai aprender sobre esses assuntos:

O que é marketing digital?

O conceito é:

O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Como surgiu o Marketing On Line?

A comunicação era muito mais de um grande produtor de conteúdo e as pessoas só acessavam o conteúdo de forma passiva.

Vantagens do Marketing Digital

Não é à toa que o marketing digital está crescendo tanto. A principal razão é ter mais e mais pessoas conectadas à Internet, deixando a TV e o radio em segundo plano. E também existem várias vantagens, como:

1. Comunicação

O marketing tradicional com outdoor, TV e Rádio não permite a comunicação fácil com as empresas. Já o digital facilita a comunicação com as empresas de forma fácil, 24 horas por dia.

2. Alcance Global

Se sua campanha usa outdoors ou flyers em Belo Horizonte não vai impactar consumidores em São Paulo. Já no virtual qualquer empresa está ao alcance global, pois não tem distâncias.

3. Interatividade

Uma grande qualidade do Marketing na Internet é ficar mais interativo, permitindo uma conversa entre os lados, criando interações com o seu público.

4. Dados

Todas as vezes que ele interage, você consegue informações, o que podem ajudar a entender melhor quem compra de você e criar ações mais eficientes. Utilizando esses dados você vai economizar dinheiro.

5. Segmentação

Com a quantidade de dados que você consegue, é possível investir no marketing direcionado para seu público-alvo. E suas campanhas farão que seu dinheiro não seja desperdiçado.

6. Tempo real

Como o marketing digital tudo pode ser acompanhado em tempo real. Os profissionais se adaptam rapidamente, evitando desperdiçar dinheiro no que não está funcionando.

Os 8 P´s do Marketing Digital

Um conceito básico do Marketing tradicional é o “mix de Marketing”, que é composto pelos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. Os Ps farão contato com o seu público, e com as melhores estratégias de promoção. Porque a Internet é mais interativa.

1. Pesquisa

Pesquisar é essencial para encontrar as oportunidades e o conteúdo vai gerar mais resultados. Algumas ferramentas revelam dados e comportamento do seu público alvo (Persona).

2. Planejamento

Uma estratégia de Marketing Digital vai ter várias ações diferentes. Ela pode contar, com redes sociais, mídias pagas como o AdWords ou ADS (Facebook).

3. Produção

O Marketing Digital é focado na produção de conteúdo. Com conteúdos úteis e relevantes para o seu público. Eles podem ser em textos, vídeos ou áudios, e irão entregar valor aos consumidores.

4. Publicação

Produzindo artigos, publique-os no seu blog. Se for vídeo, no YouTube. Sempre se lembre de otimizar seu conteúdo com SEO. Assim seu conteúdo será mostrado nos buscadores, como o Google.

5. Promoção

É necessário promovê-los para que eles sejam acessados pelo maior número de pessoas possível.

6. Propagação

A principal característica do Marketing Digital é o contato entre empresa e consumidor, com o relacionamento com sua audiência.

7. Personalização

Na Internet, é possível acompanhar cada usuário. O benefício é a poder personalizar o conteúdo com o perfil do seu público.

8. Precisão

Com as ferramentas certas, é possível medir os comportamentos e quem ignora isso acaba desperdiçando tempo e dinheiro.

Os vários canais do marketing digital

Existem centenas de ferramentas, canais e formatos para se alcançar os resultados desejados. Seguem abaixo algumas das estratégias e ferramentas:

1. Blogs

Um dos grandes benefícios do blog é que você tem controle total do que acontece nele.

1.1. SEM (Search Engine Marketing)

O SEM é a ação focada em trazer resultados através de sites de busca, como o Google.

Dentro do SEM nós temos duas principais maneiras de se trabalhar: SEO e PPC.

1.1.1. SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é a principal prática de marketing na Internet, a primeira página do Google é uma ótima para trazer visitas qualificadas e “grátis”. Só que ainda é necessário fazer investimentos no seu próprio site.

1.1.2. PPC (Pay per Click)

A principal fonte de receita são os anúncios patrocinados, ou PPC (Pay per Click) em que se paga para aparecer no topo dos resultados de busca.

2. E-mail

A comunicação por e-mail continua, pois é um canal direto que o assinante deu autorização para enviar um conteúdo.

3. Redes Sociais

As redes sociais mais utilizadas são o Facebook, You Tube e Instagram. E as marcas estão querendo: Promover conteúdo e se Comunicar com sua audiência.

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4. Marketing em Vídeos

Vídeos é uma boa estratégia e permite a divulgação de conteúdos dinâmicos, interativos e que comunicam uma mensagem de forma rápida. Além de o YouTube ser o segundo buscador mais utilizado, o Google sempre o favorece ou páginas que contém vídeos.

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5. Outros

Novos canais de marketing na internet surgem todos os dias. E estão sendo utilizados com frequência.

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