Funil de Vendas

Conheça e saiba como podemos te ajudar

Guiando o cliente

O funil de vendas guia as pessoas até se tornarem clientes fidelizados a sua empresa. Sabendo determinar que tipo de estratégia de marketing digital utilizar para cada cliente, além de facilitar o caminho para o seu comprador em potencial, também ajudará o seu time de vendas.

Informando para conquistar

A informação dos cilentes é feita baseada na etapa do funil de vendas, não só para despertar seu interesse, mas para fazer com que continuem seguindo. Uma boa forma de fazer com que eles engajem com o seu conteúdo, é criar uma série que abranja todas as suas potencialidades.

Convertendo um cliente no funil de vendas

Após nutri-los com conteúdo valioso, eles seguirão adiante pelo seu funil de vendas. Parabéns, você ganhou um novo cliente! Uma vez que foi convertido, você não pode perdê-lo. Siga este esse caminho! Nunca esqueça que vender para um cliente fidelizado é bem mais fácil e barato do que conquistar novos.

O que é Funil de Vendas ?

O funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns casos, além dela.

Em outras palavras, ele é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra.

Um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.

Como funciona o funil de vendas?

A compra não é um processo homogêneo, mas ocorre por etapas. Isso porque, durante a sua jornada, o cliente passa por vários momentos que revelam quão próximo ele realmente está de comprar.

Temos o momento em que ele ouve falar da sua solução pela primeira vez, a pesquisa que ele faz sobre o item em questão, a compra propriamente dita, a recomendação que ele dá depois de usar o produto…

Um cliente que acabou de descobrir seu produto, por exemplo, está menos pronto para comprar do que um que já leu até as avaliações do seu site.

Então, para determinar qual é o nível de maturidade do cliente em relação à decisão de compra, dividimos esses momentos em partes e assim definimos as etapas do funil de vendas.

Não ficou claro? Sem problemas. Vamos explicar as etapas do funil de vendas agora, uma a uma.

um pequeno vídeo explicativo

Quais os benefícios de um funil de vendas

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Previsibilidade

Como cada etapa do funil de vendas depende do desempenho da etapa anterior, você sabe exatamente quantas pessoas precisam no início para gerar X clientes ao final do processo.

 

Maior produtividade

Com um funil de vendas bem estruturado, mensuramos a produtividade. Você pode descobrir as dificuldades e acompanhar os resultados individuais.

Otimização da gestão

O funil é para segmentar e padronizar todo o ciclo de vendas, fazendo com que a análise de cada estágio desse processo seja mais objetiva e ágil.

aproveitamento

Com um funil de vendas implementado, você pode acompanhar o status de cada venda em tempo real. Isto é, as chances que cada negócio tem de ser efetivado.

Quais são as etapas do funil de vendas

Saiba as etapas que nós seguimos e vamos te ajudar a fazer até ficar tudo pronto

O funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e fundo.

Topo do funil — O aprendizado e a descoberta

O topo é conhecido como a etapa da consciência, pois até aqui a pessoa era indiferente à sua própria necessidade ou problema.

Em outras palavras, ela não buscava nenhum produto ou serviço porque desconhecia que tinha essa demanda. No entanto, quando tem o primeiro contato com você, ela compreende que existe essa necessidade e então vai estudar sobre ele.

Esse é o momento de você se colocar como especialista.

Forneça materiais que ajudem seu visitante a diagnosticar o problema e compreendê-lo por completo! Assim, qualquer dúvida que ele tenha sobre o assunto, procurará você.

Nessa etapa geralmente estamos lidando com visitantes, pessoas que chegaram até o seu site de alguma forma, mas sobre as quais você ainda não tem nenhuma informação.

Então, na hora de educá-lo, ofereça materiais ricos na tentativa de convertê-los em clientes e fazê-los andar no funil.

Meio do funil — O reconhecimento do problema e a consideração de solução

O marco que define a passagem da primeira etapa para a segunda é o reconhecimento do problema.

O visitante já leu bastante sobre o assunto e admitiu que realmente tem uma necessidade. Agora, ele busca por maneiras de saná-la e é seu papel apresentar dicas e técnicas que possam ajudá-lo.

Nessa etapa, geralmente lidamos com as pessoas que já interagiram com o seu conteúdo e forneceram informações básicas de contato em troca do acesso a algum conteúdo.

Como o cliente não sabe bem como resolver seu problema, ele considera várias soluções, inclusive a compra de um serviço. Porém, tem dúvidas se essa é realmente a opção correta para seu caso.

Seja sincero: diga exatamente quando é o caso de comprar um produto e apresente outras alternativas para ele além da compra. Você pode oferecer novas peças de conteúdo para qualificá-lo e conseguir mais informações sobre ele.

Deixando claro que seu objetivo é ajudá-lo e não vender para ele a todo custo, você estabelece uma relação de confiança que será benéfica quando o lead já estiver qualificado e puder passar para a próxima etapa.

Fundo do funil — A decisão de compra

Por fim, no fundo do funil estamos lidando com MQLs (Marketing Qualified Leads) — que passaram por todo o processo de educação e que o Marketing classificou como prontas para receberem o contato de um vendedor.

Uma MQL sabe que tem um problema que não conseguirá resolver sozinha e já percebeu que precisará contratar um serviço.

Se você seguiu o processo corretamente até aqui, já é conhecido por ela como referência de mercado e alguém em quem ela pode confiar para negociar.

Então, é o momento de dar aquele empurrãozinho e mostrar que você é o parceiro certo para ela!

Após algumas comparações com outras empresas, a MQL vai escolher qual acredita ser a melhor alternativa e fechará o funil de vendas, realizando a compra e se transformando enfim em cliente.

Vale lembrar que algumas empresas incluem ainda uma quarta etapa: a pós-venda. Essa etapa é focada em fidelizar o novo cliente e transformá-lo em um promotor da sua marca.

Nesse caso, fica a seu critério incluí-la ou não, ok? (Recomendamos que sim.)